A importância de uma mente endorfinada é vital. Aqui, todo conteúdo pra melhorar o desempenho físico e mental é bem vindo. Meu esporte: corrida. Então, a maior parte do conteúdo físico pode estar voltado à ela, o que não quer dizer que não possa ser usado pra ajudar com as outras modalidades, uma vez que é um exercício aeróbico.
Meditação/oração é o combustível pra tornar tudo possível.
A ideia dos dois juntos é uma formula mágica(vamos dizer assim) para se alcançar o bem estar, físico e mental. Mas meditar/orar não é uma elevação espiritual? Sim. Acontece que a Mente está ligada ao físico e o espiritual. Como? A mente e o coração agem como se fossem um interruptor, que corresponde a energia enviada. Muitas vezes acontece dela ficar descontrolada com o que enviamos. Por isso a importância de saber filtrar as informações.
Pra clarear um pouco, imagine um trem, isso mesmo. Um trem normal com o vagão, o maquinista e a carga. O maquinista é o nosso espírito, a carga é o nosso corpo; e o vagão é a nossa mente e coração. Funciona da seguinte maneira: O Espírito é o que nos faz tomar as decisões certas, claras, e sempre trilha o caminho correto. Por isso, deve estar à frente de todos para conduzir o restante. O corpo é alusão da carga do trem, pois nela está todas as coisas físicas, e consiste na ideia do peso(kg) que no entanto não funcionaria se fosse colocado na frente do trem - mesmo com a carga leve. O vagão é aquele que fica no meio, não tem muito peso, mas também não saberia pra onde ir sozinho, seguiria por qualquer um dos trilhos, sem direção. O coração é exatamente igual, sem direcionamento as nossas emoções ficam perdidas, desequilibradas e a nossa mente acaba sendo afetada. O equilíbrio é desejado por todos da humanidade,e não há quem não se sinta bem equilibrado consigo mesmo. Cada um busca esse equilíbrio de maneira particular. A mente endorfinada é uma das maneiras de busca para se encontrar esse equilíbrio.
Muitos assuntos também surgirão por aqui em breve, desde de dicas pra melhorar desempenhos fisicos e mentais; mitos; descobertas... até sexualidade, tabus, arte... tudo que venha a ser proveitoso pro nosso corpo, alma, e espírito.
Pra começar o conteúdo do blog, não poderia deixar de inaugurar falando dela, a querida e tão desejada:
A endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. Ela é produzida na glandula hipófise e liberada para o sangue. Estudos identificaram a existência de mais de 20 tipos de endorfina diferentes.

Além da atividade física, certos alimentos estimulam a produção desta substancia. O sexo por sua vez também é beneficiado pela produção de endorfina, por isso a sensação de prazer e relaxamento.
Contendo 31 aminoácidos as endorfinas aliviam ajudam a aliviar dor, a b- endorfina é dentre elas a mais eficiente pois causa efeito eufórico ao cérebro.
Principais efeitos da endorfina:
- Melhoram a memória
- Melhoram o estado de espírito (bom humor)
- Aumentam a resistência
- Aumentam a disposição física e mental
- Melhoram o nosso sistema imunitário
- Evitam as lesões dos vasos sanguíneos
- Têm um efeito anti-envelhecimento-
- Aliviam as dores
Não existe um tempo de exercício pré-determinado a partir do qual a endorfina começa a ser liberada mais intensamente, porem acredita-se ser preciso 30 minutos ou mais de exercícios para que ela seja liberada. Alguns já descrevem essa sensação como “runner’s high” (algo como “barato da corrida).
É na zona do hipotálamo que é segregada a endorfina. Quando os batimentos e a pressão sanguínea estão no seu auge, a endorfina entra em ação. O cansaço provocado pela suadeira não deixa de ser uma forma de estresse.Daí, as glândula ssuprarrenais secretam o cortisol, hormonio da ansiedade. Através da corrente sanguínea, ele trafegaria pelo organismo até a hipófise, que, então, despacharia as endorfinas para restabelecer a calmaria. Ou seja, nesse caso, o estresse não deixa de fazer bem...
O cortisol:O cortisol é um hormônio corticosteróide produzido pela glândula supra-renal que está envolvido na resposta ao estresse, situações de tensão, isso acontece para corpo se prepara para entrar em estado de alerta, assumindo posição de luta ou fuga. Ele aumenta a pressão arterial e o açúcar do sangue, além de suprimir o sistema imune.
O cortisol é o glicocorticóide humano mais importante. Ele é essencial para a vida e regula ou sustenta uma grande variedade de funções cardiovasculares,metabólicas, imunológicas e homeostáticas. Os receptores de glicocorticóides são encontrados nas células de quase todos tecidos de vertebrados. Ele ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue, aumentam a queima de gorduras e proteínas para produção de energia e aumentam na vigência de stress
Funciona asssim: Os estímulos sensoriais, conscientes ou resgatados de memórias, determinadores da reação fuga ou luta, repercutem no sistema nervoso central – SNC, atuando na hipófise, que coordenará a síntese dos hormônios responsáveis em potencializar o metabolismo e as respostas fisiológicas em geral. Esse dispositivo visa habilitar o organismo para assumir posições enérgicas, tanto para enfrentar uma situação que exige atitudes dinâmicas e ágeis, ou, em contrapartidahormônios do estressehormônios na corrente sanguínea, os quais serão processados por receptores específicos nas células das glândulas adrenais, na parte superior dos rins, resultando na síntese dos hormônios CORTISOL e ADRENALINA. As glândulas adrenaissecretam cortisol e adrenalina no sistema circulatório, causando uma aceleração do metabolismo e demais funções orgânicas. O organismo passa a funcionar em um ritmo mais acelerado. Daí, o maior consumo de energia pelas células, provocando uma brusca perda de peso.
É bom deixar claro que a produção de endorfina viciao indivíduo, uma vez que ficar sem treinar pode causar stress decorrente da não iberação da substância. Resultando em niveis de cortisol elevado. Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. Outros estudos observaram aumento das dosagens desse hormônio até 72 horas após o exercício.
Curiosidades:
O consumo do chocolate e da pimenta favorece e estimula a produção de endorfinas.
A atividade sexual durante a gravidez provoca uma sensação de bem-estar no feto, pois as endorfinas passam da mãe para o bebé através do cordão umbilical.
o riso reduz os níveis de cortisol.
"A corrida faz é manter o corpo, o vital, a mente e o coração preparados para que a alma possa ter felicidade completa." Sri Chinmoy

Nenhum comentário:
Postar um comentário