terça-feira, 23 de outubro de 2012

Saúde Postural e o funcionamento do corpo

De que adianta uma dieta saudável se o estômago está espremido entre as costelas, o intestino amassado pelo tronco e os nutrientes tirados da comida não circulam porque as veias foram obstruídas por vértebras mal empilhadas? Ou, então, de que vale largar o cigarro quando o pulmão está tão esmagado que não sobra espaço para o ar puro? E para que serve, afinal, um corpo forte e musculoso se as articulações não funcionam e as costas doem a qualquer movimento?


A nossa postura influencia o funcionamento do nosso corpo, dos nossos órgãos, do sistema nervoso...
Quando está com uma postura incorrecta, os órgãos não estão na sua posição ideal. Isto leva a que os órgãos não funcionem eficazmente. Desta forma começa-se a acumular lixo no corpo, os órgãos começam a ficar mais fracos, levando ao aparecimento de doenças.
Estas doenças podem ser muito subtis e você só chama a isso um simples sintoma, mas com o tempo o problema pode-se agravar.

Ex:
Quando você está sentado por muito tempo, normalmente começa a ficar com má postura, ficando curvado. Neste caso, o sistema digestivo e o sistema respiratório estão a ser afectados. Por outro lado, também o seu sistema nervoso verá os efeitos dessa postura.

Partindo dessa idéia, uma nova geração de terapeutas brasileiros tenta resolver os problemas antes de eles virarem doenças. "É preciso que todos tenham consciência de sua postura", afirma Carmela Romano, de São Paulo, praticante de Ginástica Holística, uma dessas novas terapias de reeducação corporal que atraem cada vez mais adeptos.

Órgãos precisam de espaço


Não fossem seus ossos, você se pareceria muito com um saco de batatas. O esqueleto serve para sustentar seu corpo em pé, mas não é só isso. É ele que mantém as veias esticadas, protege os pulmões e o coração e segura o sistema digestivo no lugar. Enfim, sem ele não haveria espaço para nenhuma de suas engenhosas marquininhas internas funcionarem. Isso tudo, é claro, se cada osso estiver no lugar certo. Um corpo curvado, com ossos tortos, atrapalha mais do que ajuda.

Para começar, um sujeito que tem lordose, que é um aumento da curvatura lombar (na altura da cintura) ou escoliose, nome que se dá à coluna torta para o lado, simplesmente não consegue inflar completamente os pulmões. "Ele respira menos, por absoluta falta de espaço", conta o psicólogo Pedro Prado, praticante de uma técnica de educação de postura chamada Rolfing.

Como conseqüência, o sangue torna-se mais pobre em oxigênio. Não bastasse isso, circula com mais dificuldade. "Nossos tecidos são como esponjas", compara o ortopedista e terapeuta de Rolfing Fernando Bertolucci, de São Paulo. "Se ficamos curvados, as células se amontoam umas nas outras, espremendo a esponja. Daí o sangue não consegue entrar nelas."

Como faltam oxigênio e nutrientes, o organismo acaba se enfraquecendo. A próxima vítima é o sistema imunológico, que se torna ineficiente. Por causa de uma coluna mal posicionada, temos então um paciente sujeito a todo tipo de doenças.

Os outros órgãos também sofrem com a falta de espaço. Até os sentidos acabam prejudicados. "Um pescoço tenso demais atrapalha a visão porque não permite que a cabeça vire facilmente", diz Prado.

Resumindo: nada funciona direito.

Não é só dor nas costas. Várias doenças, de enxaqueca até pedra nos rins, são causadas por má postura. Para ter saúde você precisa aprender a sentar, ficar em pé e deitar do jeito certo.


Portanto, comece a valorizar a sua postura, no dia-a-dia, se quer ter saúde!

Fonte: Gabinete de acupunctura e massagem
Saúde Postural - blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário