terça-feira, 19 de julho de 2011

Alimentação é fundamental!

Você sabia que alguns ingredientes alimentares interferem diretamente em nossas mentes e corpos? O vínculo entre alimentação e espiritualidade não é tão óbvio, menos ainda se acrescentarmos a mente à equação. Já é conhecida aquela velha frase "você é o que você come", no entanto muita gente não compreende seu verdadeiro significado. A alimentação age em tudo no corpo,o que ingerimos se torna combustível pro nosso corpo físico e ainda tem a capacidade de conexão com a Mente que por sua vez atua diretamente na nossa disciplina espiritual.
Já imaginou acabar com o mau humor adotando práticas saudáveis?

= exercícios físicos + alimentação inteligente + luz do sol + sono regulado + meditação

Há alimentos que tem propriedades psicoativas e nesses conseguimos identificar a relação com facilidade. Muitos dos ingredientes da Gastronomia Psicoativa são comuns aos pratos mundiais, como a Canela, Cardamomo, Aipo ou Guaraná, com um diferencial em comum: todos recebem tratamento especial, e transformam-se em extratos, decoctos, tinturas, óleos essenciais, emplastros ou quaisquer métodos de trabalho farmacêutico, fitoterápico ou caseiro, mas, são utilizados em dosagens altas ou superconcentrações. Há também a parte designada às plantas sagradas - mas não vou entrar nesse assunto, por ora; O fato é que por muitos anos, fomos ensinados a nos alimentar de maneira que não nos interessamos em conhecer os alimentos. Tudo mudaria se entendêssemos desde o principio de nossas vidas a importância que cada nutriente têm no nosso corpo e provassemos os efeitos de cada um no dia a dia.Os adeptos do veganismo afirmam que a pratica vegetariana milenar que consiste em não ingerir nada vindo do animal e dá preferencia aos alimentos vivos(crus) isso faz com que nosso corpo esteja limpo de toxinas encontradas em alimentos enlatados. Ao mesmo tempo permanece nutrido, uma vez que os alimentos vivos concentram mais nutrientes que qualquer outro alimento cozido, assado, frito. (Alimentos perdem diversos nutrientes quando levados ao fogo!)

Interessante dar uma olhada em alguns blogs que informam melhor da alimentação viva : frugivorismo, crudivorismo...o importante é cada um saber como adotar a alimentação de acordo com o próprio estilo de vida. Um atleta por exemplo, deve adotar uma dieta bem nutrida para que assim tenha força nos treinos.
Dieta bem nutrida não significa comer MUITO e sim comer bem. Uma alimentação inteligente faz toda diferença no dia a dia.  
Hoje ingerimos naturalmente várias toxinas advindas de alimentos. Os ingredientes são conhecidos como neurotoxinas, pois são tóxicas ao sistema nervoso. São chamadas também de toxinas excitantes, pois sobre-estimulam células cerebrais ao ponto de morte. 

O que são toxinas excitantes?

Algumas neurotoxinas estão “escondidas” em alguns alimentos pelos termos “temperos”, “aromas naturais”, ou “aromas artificias”. Ao menos uma toxina excitante é encontrada na maioria dos alimentos preparados, incluindo sopas, e particularmente substitutos da carne. As neurotoxinas mais comuns nos alimentos são: glutamato monossódico (MSG ou ácido glutâmico), aspartame (ácido aspártico) e levedura autolisada.
MSG e levedura autolisada são prevalentes em alimentos de baixa e zero caloria, alimentos embalados, restaurantes fast food, e refeições instantâneas como sopas e talharins. Até alimentos de bebê e fórmulas infantis podem conter ambos MSG e aspartame processado.2 Aspartame é um nome técnico para adoçantes artificiais como Spoonful, NutraSweet, Equal, EqualMeasure e outros.3
Um grande número de evidências conecta as neurotoxinas com uma alarmante lista de sintomas e doenças: insônia, depressão, voz arrastada, fadiga, irritabilidade, perda de visão e audição, ataques de ansiedade, asma, tontura, dores nas articulações, Parkinson, esclerose lateral amiotrófica, artrite reumatoide, enxaqueca, Alzeimer (cuidado com o consumo do açúcar!)

Uma alimentação pobre em nutrientes e cheia de açúcar, a longo prazo, tende a deixar a pessoa deprimida e cansada, pois o organismo se desgasta para metabolizar os alimentos e não tem a reposição dos nutrientes, que são o seu combustível.
O triptofano e os carboidratos contribuem para manter o pique! 
Um deles é a vitamina B6, encontrada em boas doses nos cereais integrais, na semente de gergelim, na banana e no atum. Ela é integrante de uma enzima importante, que participa da produção dos neurotransmissores norepinefrina e serotonina e, conseqüentemente, ajuda a melhorar o humor. 
  • A alimentação influencia no funcionamento dos sistemas nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na disposição física e sexual.
  • Relativo ao sistema de defesa do organismo a alimentação tem papel fundamental, sem uma boa alimentação o organismo sofre alterações em sua resistência, enfraquecendo e estando assim susceptível a todos os tipos de doenças.
  • Devemos observar também que não é a quantidade de alimentos que nos faz mais forte, e sim a qualidade e ingestão das refeições em horários regulares e com calorias balanceadas.

A alimentação holística é uma forma de harmonizar e desintoxicar o corpo físico, o que conseqüentemente traz benefícios energéticos, espirituais, mentais e emocionais. E, embora muitos não saibam: comida também tem um componente espiritual, componente esse que combate várias doenças.
Os três principais neurotransmissores relacionados com o humor são a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. A serotonina, responsável pela sensação de bem-estar, proporciona ação sedativa e calmante. Já a dopamina e a noradrenalina proporcionam energia e disposição. “A produção de serotonina é dependente da ingestão de alimentos fontes de triptofano - aminoácido precursor da serotonina - e de carboidratos. 
A dopamina e a noradrenalina são produzidas com o auxílio da tirosina, outro aminoácido importante na nossa alimentação. Vitaminas do complexo B e alguns minerais também estão envolvidos na modulação do humor.

Vale lembrar da querida endorfina - essa  adquirida pela atividade física!

O Espírito Santo comunica-se conosco por meio das nossas mentes – pela capacidade racional do nosso lóbulo frontal. Se Se certos ingredientes alimentícios são conhecidos por matar as células cerebrais, então comer esses alimentos irá, inevitavelmente, resultar na diminuição da comunicação com o Espírito Santo. O assunto de alimentação, portanto, é sério e tem consequências eternas.

Espiritualidade inclui, também, compartilhar.
Não há nada mais maravilhoso do que compartilhar um alimento com outros. Ao compartilhar, nós perdemos o senso de apego à comida e ao corpo e dominamos a gula. O sustento natural da comida é realçado pelo poder das vibrações puras e isto também traz benefício num nível espiritual. Um método para trazer harmonia e unidade em qualquer congregação, quer seja uma família, uma companhia ou entre amigos é comer junto. Comida preparada com amor ajudará a gerar esses sentimentos.

Conforme você melhora sua alimentação, os seguintes benefícios podem ser observados:

Aumento da energia física e vital
Rejuvenescimeto celular
Aumento da disposição física
Fortalecimento do sistema imunológico
Pele, cabelos e unhas fortes e revigorados
Diminuição dos efeitos da TPM para as mulheres
Desintoxicação
Funcionamento regular do intestino
Diminuição na retenção de líquidos
Melhora do humor
Digestão leve, fácil e sem sonolência
Diminuição / eliminação dos gases e flatulência
Diminuição do muco corporal e na região nasal
Emagrecimento




Nenhum comentário:

Postar um comentário