quinta-feira, 7 de abril de 2011

A Importância do índice glicêmico

...ou IG :

O índice glicêmico é um gráfico onde os diferentes alimentos que consumimos são classificados de ’0 ‘a ’100′. A carta reconhece glicose na posição mais alta. Relacionando o teor de glicose em alimentos diferentes, eles são mapeados. Carboidratos na tabela foram analisados clinicamente para ser potente e aumentar os níveis de açúcar no corpo rapidamente. Por outro lado, o índice glicêmico e também registra índices de alimentos com baixo índice glicêmico, que também aumentam os níveis de açúcar no organismo, mas lentamente, como alimentos ricos em fibras, sem que isso resulte em uma condição chamada hipoglicemia.

Os alimentos que ajudam a diminuir o açúcar no sangue :
A análise clínica e as entradas no IG identificaram os alimentos que diminuir ou controlar o açúcar no sangue. Embora estes alimentos realmente não baixa os níveis de açúcar no sangue, o subsequente aumento é muito baixo e controlado. O externo, outros fatores também precisam ser considerados quando estreitamento em uma dieta para diabéticos. Os alimentos ricos em hidratos de carbono são normalmente associados com os níveis de açúcar no sangue elevados, devido à maior ranking sobre o índice glicêmico. Estes alimentos, uma vez identificadas ajudam a identificar posteriormente uma dieta baixa em carboidratos, que diminui ou controla os níveis de açúcar no sangue. O pão branco, massas e até as batatas tem alto escalão. No entanto, o consumo de pão de centeio integral ajuda a controlar o açúcar no sangue. Outros alimentos que diminuir ou controlar o açúcar no sangue incluem:
-cereais feito de farelo de trigo, aveia e cevada
-frutas
-lentilhas
-soja e feijão
-leite desnatado
-alimentos revestidos de canela
-cordeiro, ostras, frango e sardinhas
-amêndoas
-grãos multi pães
-batata
-macarrão de trigo integral
-legumes cozidos
-peixe cozido

Numa pesquisa feita, os pesquisadores descobriram que a camomila reduziu a atividade de uma enzima denominada aldose redutase, que desempenha um papel importante no metabolismo do açúcar. A camomila é muito utilizada como medicamento caseiro contra o stress, para melhorar o sono e aliviar cólicas. Acredita-se que contêm mais antioxidantes do que quase qualquer outra fonte alimentar natural.
Especialistas confirmam o uso do índice glicêmico como ferramenta de planejamento para projetar uma dieta equilibrada. A inclusão de alimentos que controla os níveis de açúcar no sangue na dieta ajuda a monitorar as respostas individuais a diferentes alimentos

Como sabemos, o estresse libera cortisol, um hormônio produzido principalmente pelas glândulas supra-renais, em resposta a sentimentos de medo, raiva, ou mesmo pelo sentimento de competição. Em excesso, o cortisol pode estimular sentimentos  de raiva, irritabilidade e cólera. O cortisol é também liberado quando nos forçamos a trabalhar, sem descanso, dia após dia. Imagine o cortisol como um sistema reserva de energia (como aqueles usados quando falta luz) -- se você usar de forma contínua e na capacidade máxima, ele vai acabar se exaurindo e você ficará sem essa fonte de energia. Da mesma forma, você não pode depender do cortisol e das suas glândulas supra-renais para levá-la além dos seus limites físicos, do contrário chegará a um ponto em que terá seus órgãos esgotados e sofrerá de fadiga crônica.
Como o cortisol e a progesterona competem pelos mesmos receptores nas células, o cortisol prejudica a atividade da progesterona, preparando o terreno para uma predominância estrogênica. Níveis de cortisol cronicamente elevados podem ser causa direta da predominância estrogênica, com todos os sintomas característicos da TPM.

O estresse está quase sempre presente na TPM. O estresse eleva os níveis de cortisol, o qual impede que a progesterona chegue aos seus receptores. Assim, níveis normais de progesterona não significam que a suplementação não seja necessária. Uma quantidade extra de progesterona é necessária para superar o bloqueio de seus receptores pelo cortisol. Quando a mulher descobre que já consegue controlar sua TPM, isso lhe ajudará a controlar melhor o estresse. Nesse ponto, níveis mais baixos de progesterona voltam a funcionar normalmente.

O monitoramento permite a perda de peso, sustentação de níveis de energia por longos períodos de tempo e de prevenção do aparecimento de diabetes tipo-2 e diabetes gestacional. Os alimentos que estão identificados como eficaz em níveis de açúcar no sangue de controle pode ser consumido em conjunto com os programas das outras refeições. É muito mais seguro pesquisar e educar-se sobre a condição do que lidar com as complicações que colocaram em vários órgãos vitais do corpo.
A diabetes exige um acompanhamento consistente de sintomas do diabetes e conhecimentos acessando o consumo alimentar correta e recursos. Assim como a diabete, a ajuda para melhoria de muitas outras disfunções no nosso corpo ajuda está em nossas próprias mãos. .

Altos níveis de cortisol podem também afetar o açúcar do sangue. O cortisol manda encher as células com glicose (açúcar do sangue). O fluxo inicial de glicose que chega às células pode fazer a gente se sentir ótimo, mas uns vinte minutos mais tarde, seu organismo vai estar lutando para conseguir mais glicose e você vai correr às prateleiras e remexer nas gavetas, em busca de um bombom ou um saquinho de batatinhas fritas para repor sua glicose e a sua energia. A maioria dessas calorias "vazias" será transformada em gordura e, se você mantiver esse padrão por um longo prazo, passará a brigar para manter o peso baixo e a energia alta.
Uma glicose flutuante cria um outro tipo de ciclo negativo de feedback, no qual altos níveis de açúcar do sangue estimulam a produção de adrenalina, a qual, por sua vez, estimula a produção de cortisol, o qual causa uma ânsia por calorias de rápida obtenção, e assim por diante.

Falando nisso...
Investigadores na Columbia University Medical Center mostraram que uma área-chave de memória no cérebro, denominado hipocampo, é muito sensível a mudanças no nível de açúcar no sangue. Os pesquisadores alegam que esse efeito pode ser visto mesmo quando os níveis de açúcar, ou glicose, no sangue são apenas moderadamente elevados, uma constatação que pode ajudar a explicar o declínio nas faculdades cognitivas que é normalmente associado ao avanço da idade. O mecanismo corporal de regulação da glicose perde a eficiência com a passagem dos anos.

“O exercício físico está associado à um aumento da demanda energética devido ao aumento da captação de glicose pelo músculo”



O exercício físico regular – uma caminhada diária de 30 minutos é suficiente – é uma das melhores formas de ajudar as suas células a utilizarem a glicose com eficiência e a impedirem o açúcar no sangue de subir até níveis perigosos. E ainda uma forma de perder peso, para que o corpo possa utilizar a insulina com maior eficiência.




Rapidinha: Quem quiser ouvir meu programa (e estiver nas redeondezas da Urca, Botafogo, Humaitá) é só sintonizar no seu radinho rádio 91,5 fm. Terças e Quintas à partir de 11h da manhã – Hora da Correria, programa pra quem gosta da vida corrida sem stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário